Relação das Afasias com os Tumores Cerebrais

A neoplasia (tumores) pode afetar o Sistema Nervoso Central (SNC) e constituem aproximadamente 10% de todos os tumores e são responsáveis por 1,7% dos óbitos por tumores malignos. Quanto à etiologia dos tumores acredita-se que a hereditariedade e genética desempenham um papel importante, já os efeitos de trauma, infecção e vírus ou agentes carcinogênicos não são claros e ainda há poucas evidências que podem estar associados ao aparecimento dos tumores no cérebro. Os tumores cerebrais são o terceiro distúrbio mais comum do sistema nervoso, depois do Acidente Vascular Cerebral (AVC) e das infecções. Embora eles sejam menos frequentes do que o AVC como causa das desordens da fala e da linguagem, os tumores cerebrais também são capazes de produzirem lesões que originam a afasia. Os tumores podem ser benignos ou malignos. O efeito direto produz sinais e sintomas (por exemplo, dores de cabeça, paralisia de um lado do corpo, crises convulsivas, etc.) que gradualmente tornam-se piores e mais extensos à medida que os tumores vão progredindo, colocando-se assim em completo contraste ao súbito ataque do acidente cerebrovascular. Os tumores que crescem no hemisfério dominante (lado esquerdo na maioria das pessoas) podem causar severidade progressiva da afasia. Geralmente os tumores intracerebrais são capazes de produzir distúrbios da fala e da linguagem, dependendo da sua localização e extensão no cérebro, além do grau de comprometimento do tecido cerebral. A razão porque os sintomas afásicos em geral aparecem somente mais tarde na evolução dos neoplasmas intracerebrais é porque esses infiltram-se nos tecidos cerebrais antes de produzir destruição focal. O tratamento dos tumores consiste em: medicamentos pré-operatório, cirúrgico (ressecção do tumor), quimioterapia e radioterapia. As remoções cirúrgicas de tumores também pode ser uma causa de déficits da linguagem. Geralmente tais cirurgias levam a destruição de substâncias do cérebro (chamadas de branca ou cinzenta), que tenham sido infiltradas pelo tumor. Entretanto, há evidências que sugerem que a radioterapia pode causar lesão no tecido nervoso e esta pode manifestar-se severamente anos depois, enfraquecendo a capacidade cognitiva e da linguagem.

  • A localização do tumor e as prováveis alterações de fala e linguagem

Os tumores localizados em qualquer parte do cérebro podem causar pressão intracraniana, que pode levar a sintomas gerais como: cefaleia (dor de cabeça), crises epilépticas, náuseas, vômitos, visão turva, problemas de equilíbrio, alterações na personalidade ou no comportamento, convulsões, sonolência, etc. Entretanto, apresentamos abaixo as alterações de fala/linguagem esperadas conforme a localização do tumor:

Tumor no Lobo Frontal pode levar a alterações da fala como dificuldade de expressão e apraxia.

Tumor no Lobo Temporal pode levar a alterações de linguagem (principalmente dificuldade em processar o que ouve) e distúrbios cognitivos (déficits de memória recente).

Tumor no Lobo Parietal pode causar dificuldade para falar ou entender o que é falado (problemas de expressão e de compreensão da linguagem oral) e com as habilidades de leitura e escrita.

  • Tratamento da afasia após tumor cerebral

As técnicas de reabilitação têm um papel decisivo na reversão ou minimização de sequelas neurológicas como nos casos de afasia decorrente de tumores cerebrais.  Exercícios e atividades variadas estimulam a capacidade que o cérebro tem de se reorganizar frente às lesões neurológicas, ativando outras áreas e conexões entre neurônios para desempenhar as funções perdidas. O ideal é que a terapia fonoaudiológica se inicie o mais precocemente após o tratamento do tumor.

Referências Bibliográficas:

1 -Enrique HV. Afasia como sintoma principal de tumor cerebral maligno. Neuroeje. 1988, 6 (2):48-52.

2 – Murdoch BE. Desenvolvimento da Fala e Distúrbios da Linguagem. Uma Abordagem Neuroanatômica e Neurológica Funcional. Ed Revinter, 2012.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *