Afasia, o que é ?

Afasia significa a perda total ou parcial da capacidade de se usar a linguagem oral ou escrita, causada por um dano cerebral ocorrido na maioria das vezes no hemisfério esquerdo (Ortiz, 2010). Suas principais causas são:

·         Acidente vascular cerebral (derrame)

·         Aneurismas

·         Traumatismos cranioencefálicos

·         Tumores do sistema nervoso central

·         Doenças infecciosas (meningite)

·         Intoxicações

É preciso que o cérebro esteja saudável para que possamos falar, escrever, ler, compreender, fazer contas e emitir sons. Isso não significa que haja algum problema com os lábios ou com a língua. O que acontece nas afasias é que os impulsos cerebrais não estão se organizando adequadamente para que o indivíduo possa falar (Jakubovicz e Cupello, 1996).

A afasia é basicamente classificada em motora (expressiva) e sensitiva (compreensiva). A afasia motora ou de expressão o indivíduo apresenta fala com pausas entre palavras e frases, não completa as frases faltando pedaços e conexões, além de dificuldade de nomear objetos. Já na afasia sensorial ou compreensiva o indivíduo pode conseguir falar palavras e frases corretamente, porém essas estarão sem sentido e desconexas, pois o mesmo não compreende o que esta sendo dito ou ouvido, por exemplo, quando ouvimos uma língua estrangeira, apenas ouvimos, sem compreender. As dificuldades podem também se estender às habilidades de leitura, escrita e cálculos matemáticos (Jacques, 2011).

A afasia compromete de forma significativa a qualidade de vida do indivíduo, principalmente em relação à comunicação, que é um ato essencial para a vida em sociedade dos seres humanos que partilham diferentes informações entre si.  Este sistema de signos fônicos e gráficos permite a comunicação entre os indivíduos, à interação interpessoal e social (Wade et al, 2009).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *